A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, adiante designada por ULSBA, é uma entidade pública empresarial integrada no Serviço Nacional de Saúde, criada pelo Decreto-Lei nº 183/2008, de 4 de setembro, com as alterações operadas pelo Decreto‑Lei nº 12/2015 de 26 de janeiro, que pressupõe um modelo de organizativo baseado na interligação entre os vários níveis de cuidados de saúde – cuidados de saúde primários e cuidados diferenciados.
A ULSBA tem como missão a prestação de cuidados de saúde integrados, com qualidade e em tempo útil, a custos socialmente comportáveis, num quadro de eficiência e de eficácia, em estreita articulação com outros serviços de saúde e instituições sociais da comunidade.
Tem como objetivos prestar de cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados à população, assegurar as atividades de saúde pública e os meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde na sua área geográfica de abrangência, que corresponde ao distrito de Beja excepto o concelho de Odemira.


No desenvolvimento da sua atividade, a ULSBA e os seus trabalhadores adotam uma atitude centrada no utente/doente, no profundo respeito pela dignidade da vida humana, no sentido da prevenção e promoção da saúde individual e da comunidade, na acessibilidade e equidade na prestação dos cuidados, bem como na obtenção de ganhos em saúde, visando a melhoria progressiva do nível de todos os indicadores de saúde da população do Baixo Alentejo.


A par das atividades assistenciais, são desenvolvidas as funções de formação, ensino e investigação consideradas necessárias ao desenvolvimento técnico-profissional dos trabalhadores e colaboradores da ULSBA, colabora em projetos inovadores no âmbito da saúde, sempre que se proporciona.

A área de influência da ULBA, EPE coincide geograficamente com o Baixo Alentejo[1], sendo limitada a Norte pelo Distrito de Évora, a Este por Espanha, a Sul pelo Distrito de Faro e a Oeste pelo Concelho de Odemira, que integra a região do Alentejo Litoral.

mapa de portugal

 

Mais informação em:

www.ulsba.min-saude.pt

 

A ULSBA, faz parte deste consorcio, com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde a doentes, covid e doentes crónicos, através da utilização de uma plataforma de telemonitorização, interativa entre profissionais de saúde e doentes. Considerando a inovação e a tecnologia como meios para uma monitorização mais efetiva de pessoas em situação de doença como a covid 19, a depressão e alterações do sono, a insuficiência cardíaca ou a doença pulmonar obstrutiva cronica. Mas também considerando que os meios agora disponíveis promovem uma melhoria da literacia em saúde, um acréscimo de autoconfiança e de satisfação dos doentes, podendo tornar a utilização de recursos de saúde mais eficaz e eficiente.

 

No âmbito do PLANO-A-SAÚDE-C19, a ULSBA, neste projeto assumiu a definição de requisitos necessários à monitorização destes doentes, de avaliação e testes da plataforma desenvolvida, bem como de ser piloto na sua implementação através dos seus recursos de profissionais de saúde, promovendo assim um nível diferente de acompanhamento dos seus doentes.

Consórcio