A Universidade NOVA de Lisboa foi fundada a 11 de agosto de 1973 e conta atualmente com mais de 20.077 alunos inscritos e um total de 1.800 docentes e investigadores. A NOVA é uma Universidade descentralizada, o que significa que as suas Faculdades e Institutos gozam de um elevado grau de autonomia.

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação da UNL e foi criada em 1989 como resposta à escassez de quadros superiores especialistas na gestão de informação, e à necessidade crescente de utilização das novas tecnologias de informação. Hoje a NOVA IMS proporciona educação de elevado nível a mais de 1.700 alunos, entre licenciaturas, pós-graduações e mestrados.

 

O NOVA Cidade – Urban Analytics Lab é uma rede de pessoas e organizações, dinamizada pela NOVA IMS, representando os protagonistas da construção das cidades e territórios inteligentes, que colaborativamente desenvolve um conjunto de atividades que pretendem promover a criação e transferência de conhecimento aplicado no contexto da inteligência urbana visando contribuir ativamente para a construção de cidades e territórios inteligentes e sustentáveis.

Alicerçado na gestão da informação e na ciência dos dados e envolvendo a administração local, a academia e a indústria temos por ambição contribuir de forma ativa para o cumprimento do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis das Nações Unidas, em particular garantir a quem vive, trabalha ou visita as cidades sustentabilidade, inclusão, resiliência e segurança nas múltiplas dimensões da inteligência urbana, com destaque para a resposta à emergência climática, a promoção da descarbonização e a transição energética numa evolução para a economia circular.

 

Mais informação em:

https://www.novaims.unl.pt

 

No âmbito do PLANO-A-SAÚDE-C19, e num contexto de inteligência urbana e de desenvolvimento de modelos participativos, para a adoção de novos comportamentos, tirando partido das crescentes capacidades de recolha, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados de múltiplos formatos e origens (Big Data) integrados em plataformas analíticas de inteligência urbana, o NOVA Cidade Urban Analytics Lab, da NOVA IMS, irá liderar o desenvolvimento de modelos descritivos, preditivos e prescritivos.

Consórcio